Qual o significado de limpeza e sua importância para a saúde?
Você sabe qual o significado de limpeza e seu valor ao longo da história? Já se perguntou se as práticas de higiene que conhecemos hoje sempre existiram? Como a limpeza transformou situações, canários e como ela afeta nossas vidas para além da prevenção de doenças? E o que a limpeza tem a ver com produtividade e felicidade?
Para falar sobre as transformações geradas pela limpeza e sua importância preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e conheça os oito principais fatos relacionados à limpeza nos mais diversos ambientes e com os mais diferentes propósitos.
Se desejar, você pode consumir desse conteúdo sobre o valor da limpeza em forma de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.
Sumario:
- Qual o significado de limpeza?
- Qual a história da limpeza?
- A história da higiene no Brasil
- Sabonetes solidários.
- Saúde pelas mãos.
- A limpeza nos deixa mais felizes?
- Significado de limpeza e saúde, e como cuidar bem de ambientes e pessoas.
- Estudos sobre o significado de limpeza e sua relação com a saúde.
- A relação entre a limpeza e produtividade.
1. Qual o significado de limpeza?
Para começar, de acordo com o dicionário Michaelis, limpeza é um substantivo feminino que se refere ao ato de limpar e retirar sujeira. É possível encontrar ainda outras definições que passam por:
- Ação ou efeito de limpar.
- Remoção de sujidades.
- Retirada de coisas perniciosas.
- Extinção de impurezas.
2. Qual a história da limpeza?
Seguindo o caminho da limpeza significado, vamos fazer uma breve viagem pela sua história: Durante a Idade Média, as ruas das cidades europeias eram tomadas por lixo, esterco de cavalo e urina. As fezes humanas eram usadas como esterco, que levava à reprodução de parasitas.
E você sabia que houve um tempo em que a higiene foi considerada ruim? Nos séculos XV e XVI, durante a Peste Negra, por exemplo, o banho chegou a ser proibido, pois, como a peste era invisível e os médicos não sabiam como é que ela penetrava no corpo, passou-se a recomendar que se desenvolvesse uma grossa camada protetora de cascão na pele para impedir a contaminação.
Foi somente no século XIX, em Viena, que o médico húngaro, Semmelweis, notou que, no hospital no qual trabalhava, havia um contraste muito grande: de um lado uma taxa de mortalidade muito baixa, de outro, muitas mães morrendo após o parto. Nesta época, os partos eram feitos por médicos que faziam os procedimentos à tarde, mas que, pela manhã, ensinavam os alunos de medicina e manipulavam cadáveres durante as aulas de anatomia.
Semmelweis não chegou a desvendar a existência de vírus e bactérias, mas entendeu que algo dos cadáveres era passado para as mulheres. Então, fez uma experiência: mandou todos os médicos lavarem as mãos. A experiência deu certo e as mortes maternas começaram a cair significativamente.
Já abordamos sobre Semmelweis e a relação direta entre o valor da limpeza das mãos e a saúde de paciente em nosso artigo sobre infecções hospitalares.
É fato, no entanto, que somente depois de décadas essa noção básica de higiene passou a ser uma prática em hospitais e, mais tempo ainda, para ser um hábito da população em geral. Foi no início do século XX que houve uma melhora significativa nos cuidados com a higiene pessoal.
Sem dúvidas, sabemos que hoje a limpeza das mãos é uma das principais transformações na medicina e na sociedade como um todo na eliminação da maioria dos microrganismos que são prejudiciais à saúde humana. Tanto é que já disponibilizamos um conteúdo em nosso blog sobre a importância e o impacto positivo de se higienizar as mãos corretamente.
3. A história da higiene no Brasil.
Passando agora para um recorte da história e do significado de limpeza e da higiene no Brasil, é preciso destacar que quando os portugueses e europeus chegaram por aqui encontraram um continente feito de pessoas limpas e saudáveis.
Em um lugar com abundância de rios, os povos indígenas se lavavam com frequência e tinham excelentes hábitos de limpeza. No entanto, com o surgimento das cidades brasileiras, a exploração da terra e tomada dos europeus, houve uma transformação no cenário com a maior produção de lixoe descarte irresponsável dos dejetos.
O historiador Eduardo Bueno, em seu livro “Passado à limpo”, conta que quando a família real, ao chegar no Rio de Janeiro, encontra:
“uma cidade insalubre, numa cidade virtualmente podre, uma cidade muito suja que os assusta. O cheiro que a própria cidade exala é terrível. Mesmo porque era ali, onde hoje é a Praça XV, no Centro, no coração do Rio, que o povo jogava os seus dejetos. Você imagina que para uma corte que nem essa se chocar – porque imagina, o Dom João era espantosamente sujo. Não há registro histórico que ele tenha tomado um único banho de corpo inteiro. Ele tinha várias afecções de pele, ele tinha coceiras, inclusive nas partes pudendas realmente. E ele vivia se coçando com a mesma mão que depois dava a beijar. A cerimônia do beija-mão era um horror para muitos dos cortesãos, que tinham que beijar aquela mão com a qual ele se coçava o tempo inteiro”.
Diante desse relato, podemos ver que o banho era algo bastante raro. O historiador conta ainda que os membros da corte se limpavam com paninhos, trocavam a roupa, mas não tomavam banho de corpo inteiro.
“Não existia banheiro. Banheiro é uma invenção de fins do século XIX. Então, as pessoas faziam as suas necessidades em barris e baldes que depois eram levados para o mar pelos escravos que no Rio, basicamente, se chamavam tigres. E eles eram chamados de tigres porque conduziam esses baús de dejetos e esses dejetos iam escorrendo, deixando o corpo deles listrado”.
Com o passar dos séculos, a importância do significado de limpeza e higiene no Brasil foi melhorando, mas a passos bem lentos. A grande mudança ocorreu mesmo no século XXI.
Para se ter uma ideia, há uma comparação da venda de produtos de higiene no Brasil e na Argentina. O país vizinho, com uma população muito menor, um quarto da nossa, ainda nos anos 90, consumiam mais do que nós. Atualmente, o mercado brasileiro responde pela metade de toda a América Latina e ocupa o quarto lugar no mundo.
Chegando nos dias atuais e com o enfrentamento da pandemia de 2019, sabemos que cuidar das mãos com produtos adequados é fundamental para salvar vidas.
4. Sabonetes solidários.
O significado de higiene perpassa por salvar vidas. Foi pensando justamente nas vidas que poderiam ser salvas por meio da higiene pessoal que Derreck Kayongo, que fugiu de Uganda quando o ditador Idi Amin estava no poder, para viver como refugiado no Quênia e, depois, nos Estados Unidos, criou a organização não-governamental Global Soap Project.
O projeto coleta e funde pedaços de sabonetes descartados por hóspedes nos hotéis dos Estados Unidos. Os pedaços são convertidos em barras grandes. A entidade trabalha com mais de 300 hotéis e já despachou mais de 25 toneladas de sabão para campos de refugiados e outras comunidades muito pobres, expostas às doenças associadas à falta de higiene, do Haiti à Suazilândia.
Estima-se que 2,6 milhões de barrinhas de sabão seminovas sejam jogadas fora todos os dias nos Estados Unidos. Kayongo, então, foi em busca de uma forma de reaproveitar esses resíduos. Ele encontrou uma instalação de reciclagem para esfregar, derreter e desinfetar os sabonetes que juntava, criando, assim, seu projeto social.
Com essa iniciativa, Kayongo pode oferecer um item considerado de luxo em algumas regiões da África e colaborar para a redução de mortes de crianças pequenas e bebês. Sabão para lavar as mãos. A higiene das mãos, como já falamos, salva vidas e, de acordo com estudos, o uso do sabonete na lavagem das mãos reduz em 25% mortes por diarreia. Um gesto tão simples, mas que pode estar tão distante. Kayongo encurtou esse caminho e, em 2011, foi merecidamente nomeado um dos “Heróis” da CNN.
Conheça mais sobre o projeto “Global Soap Project” por meio desse PDF.
5. Saúde pelas mãos.
Ainda sobre higiene das mãos e saúde, voltamos ao Brasil e destacamos a importância de ações governamentais no sentido de incentivar e promover a conscientização da população em geral e dos profissionais de saúde.
Neste sentido, há o Programa ‘Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’, que inicia seu novo triênio (2021-2023) com 204 hospitais participantes, o que representa um aumento de 76% em comparação com o triênio passado, e que espera reduzir em 30% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em um período de 24 meses.
Segundo Adriana Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU/SAES) do Ministério da Saúde, responsável pelo programa, o resultado da primeira fase do projeto foi surpreendente. “Assumimos o compromisso de apoiar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS de todo o Brasil para reduzir as infecções relacionadas à assistência e os hospitais superaram a meta.
Isso só foi possível pela ousadia e parceria com os hospitais de excelência, que trabalharam durante três anos, utilizando uma metodologia colaborativa – todos ensinam e todos aprendem”. A meta da nova fase do programa é reduzir em 30% as infecções relacionadas à assistência à saúde.
Você pode conferir soluções de higiene para as mãos na área hospitalar em nossa linha “Opticare”, como o sabonete Opticare Pré-Cirúrgico SS.
6. A limpeza nos deixa mais felizes?
O significado de limpeza também pode ser entendido como felicidade. Pessoas que se autointitulam super limpas tendem a serem mais felizes que a média, segundo uma pesquisa realizada pela empresa OnePoll.
O estudo fez entrevistas com 2 mil pessoas e em um primeiro momento pediu que elas se auto-classificassem em: superlimpo, moderadamente limpo e desorganizado. Em seguida, cada um dos grupos respondeu como se sentia em várias áreas da vida, como: família, imagem corporal, qualidade do sono e sexo.
Pela análise das respostas, em cada uma das nove categorias, as pessoas que se consideravam superlimpas eram mais felizes, seguidas pelas moderadamente limpas e, por último, as desorganizadas.
De acordo com os resultados obtidos pelo estudo, estar em um lugar limpo e organizado traz a sensação de segurança, conforto e bem-estar. Sensações positivas que podem colaborar para um viver com mais alegria.
Sob essa perspectiva de limpeza e felicidade, a especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa, Marie Kondo, criou um método, chamado “KonMari”, que se trata de uma forma eficiente e revigorante de organizar as coisas em casa, em um processo capaz de transformar do exterior para o interior.
Se você se interessa em saber mais sobre modos de organização, não deixe de ler nosso artigo sobre o que é MRO e qual a sua importância.
O que é o Método KonMari?
O Método KonMari tem como base a união dos pertences, separando-os em categorias e mantendo apenas os objetos que são capazes de trazer alegria.
Além disso, um ambiente limpo e a higiene pessoal em dia reduzem as chances de doenças e contaminações, o que, certamente, colabora para uma vida mais plena e feliz, não é mesmo?
7. Significado de limpeza e saúde, e como cuidar bem de ambientes e pessoas.
Qual relação da sujeira com alergia?
Quando a rotina de limpeza é deixada de lado ou os procedimentos não são bem executados, nossa saúde responde de forma negativa. O acúmulo de pó, por exemplo, pode irritar a mucosa do aparelho respiratório, levando a acessos de espirros.
Além disso, a falta de limpeza provoca tosse, coriza, garganta ressecada e prurido nasal. Quanto maior é o tempo em contato com a sujeira, maior também se torna o leque de possíveis alergias.
Qual relação da sujeira com doenças infecciosas?
Os microrganismos danosos estão presentes em todos os lugares. No entanto, uma limpeza precária pode servir de porta de entrada para a proliferação de fungos, micróbios, bactérias, vírus e germes que causam doenças infecciosas graves, como dermatoses, intoxicações alimentares, entre outras.
Pela sua base de dados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que 1,4 milhão de infecções ocorrem a qualquer momento, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Ainda de acordo com a OMS, em todo o mundo, cerca de 1 milhão de pessoas vão a óbito, todo ano, em decorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
Saiba quais são os benefícios de se ter um ambiente de trabalho limpo e bem higienizado em nosso blog de limpeza profissional.
8. Estudos sobre o significado de limpeza e sua relação com a saúde.
A relação do uso de sabonetes e redução de mortalidade por diarreia.
Em 2009, a médica sanitarista, Dra. Myriam Sidibe desenvolveu a pesquisa “Real Life Clinical Trial”, envolvendo cerca de 70 comunidades em Mumbai, na Índia, que tinha como objetivo sondar como o hábito da lavagem de mãos estaria relacionado à ocorrência de doenças.
Após dez meses com o estudo realizado em 1.656 famílias, ficou claro que as crianças que usavam sabonete antes das refeições e após usar o banheiro tiveram redução de 25% na ocorrência de diarreia, 15% nas infecções respiratórias e 46% de infecções de olhos.
Usar roupas sem lavar traz risco para a saúde?
Usar roupas sujas sem lavar pode fazer mal à saúde.
Existem pessoas que têm o hábito de lavar todas as roupas de frio, por exemplo, antes de guardá-las e, quando a estação fria chega, as retiram do armário e colocam diretamente no corpo. De acordo com especialistas, o mais recomendado é lavar antes de retomar o uso, pois, com isso, é possível eliminar a presença de ácaros, traças e até mesmo fungos presentes nas vestimentas.
Espanador de pó faz mal para saúde?
Se forem espanadores tradicionais sim, faz mal para nossa saúde. Porém hoje em dia existem muitos tipos que “puxam” a poeira e são menos danosos.
Para a limpeza ser eficiente, a poeira deve ser removida e não espalhada. Por isso, o uso de espanador e de alguns aspiradores podem apenas mudar de lugar a poeira sem eliminá-la de fato.
A recomendação é usar um pano úmido e, na sequência, pano seco, evitando a umidade desnecessária.
Qual frequência ideal de tirar o lixo para fora?
A recomendação é retirar o lixo diariamente, ou até várias vezes por dia, a depender do porte e frequência de uso de sua empresa.
Retirar o lixo diariamente é uma atitude de limpeza fundamental para evitar a proliferação de microrganismos. Quando não for recolhido, a recomendação é colocar em sacos de lixo bem resistentes e mantê-los fechados, em local arejado e afastado.
Misturas de produtos de limpeza são perigosas?
Nenhuma mistura de produtos de limpeza é segura.
A mistura de substâncias químicas de forma caseira, como de água sanitária com algum tipo de ácido ou amônia, é algo arriscado e que pode levar à liberação de gás cloro, altamente tóxico. Para evitar acidentes, é imprescindível seguir as orientações de uso dos fabricantes de produtos de limpeza.
Já abordamos sobre os riscos das famosas misturinhas caseiras de produtos de limpeza em nosso blog.
9. A relação entre a limpeza e produtividade.
Por fim, para encerrar este artigo sobre o significado da limpeza em nossa saúde, vamos abordar sobre produtividade nas indústrias
Como destacamos ao longo deste texto, um ambiente limpo e uma higiene pessoal bem-feita refletem em saúde, bem-estar, conforto e felicidade.
Todos esses fatores são fundamentais também no dia a dia do trabalho e na produção. Colaboradores que desfrutam de um espaço limpo, organizado, higienizado e que são orientados e estimulados a cuidar da saúde, certamente, vão se sentir melhor e com mais disposição. Assim, vão atuar com melhor desempenho, com menos casos de afastamentos e gerando melhores resultados à empresa.
Além do cuidado com as pessoas e a garantia de boas condições de trabalho, o significado de limpeza também impacta em prolongar a vida útil dos equipamentos e protege a qualidade dos produtos fabricados.
E como terceiro benefício da limpeza para a indústria, temos ainda o valor gerado pela limpeza, a confiança e a imagem positiva perante o mercado. Desse modo, a limpeza e a organização refletem em produtividade, valor agregado e em confiança.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre o significado de limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.
Até a próxima semana!
Referências: