Luva para limpeza, luva de borracha para limpeza – No momento em que pensamos em higienização e limpeza, as nossas mãos são destaque na realização de serviços. Sendo assim, as mãos dos profissionais das equipes de limpeza precisam estar sempre bem protegidas do contato com a sujeira a ser removida, bem como os produtos químicos que utilizam. As luvas de limpeza são os equipamentos perfeitos para a proteção individual. Porém o uso e a escolha da luva durante os serviços de limpeza e higienização ainda geram dúvidas.
Caso deseje, você pode aproveitar desse conteúdo em forma de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.
Sendo assim, preparamos esse artigo, com o objetivo de sanar as dúvidas e demonstrar a importância do uso da luva, de forma correta. Se desejar você pode navegar entre os tópicos a seguir!
luva de limpeza e sua funcionalidade
Conheça agora a funcionalidade da luva em um ambiente profissional. A luva de limpeza é um item fundamental de segurança que evita acidentes e que protege contra riscos mecânicos, químicos e biológicos. Sendo assim, a luva de limpeza pesada faz parte da lista de EPI ‘s (Equipamentos de Proteção Individual), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e sua utilização é obrigatória devido à Norma Regulamentadora 6 (NR6).
Todas as luvas de limpeza precisam ter o Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual (CA), que garante a comercialização legal do produto e atesta que a luva ou outros tipos de EPI’s estão dentro das normas exigidas. Esses produtos, os EPI’s, tem que estar sempre em sua lista de materiais de limpeza. Em relação as luvas, podem ser de diferentes tipos, que vão desde luvas para lavar louça até luvas para limpeza pesada, variando inclusive em relação as cores.
O que é o CA ou certificado de aprovação, dos EPi’s?
As letras, CA significam, nesse contexto, o Certificado de Aprovação. Trata-se de um documento, que deve ser emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após validação de laudos apresentados pelas fábricas ou importadores dos EPI’s. Eles também estabelecem o prazo de validade para comercializar o EPI.
Oferecem proteção e garantem saúde e bem-estar aos profissionais de limpeza durante a realização de suas atividades nos mais variados cenários: indústrias, comércios, fábricas, hospitais ou estabelecimentos de saúde, entre outros. Ela funciona como uma barreira física que vai dificultar o contato direto das mãos com altas e baixas temperaturas, com objetos que podem ferir ou causar lesões e com agentes químicos dos produtos de limpeza que podem causar hipersensibilidade, alergias e infecções dermatológicas.
Saiba a seguir quais os tipos de luvas que temos no mercado
Tipos de luvas
Para que você possa fazer a escolha ideal para sua equipe de limpeza é importante saber para qual finalidade de uso ela foi planejada, vejamos abaixo uma série de tipos de luvas, para vários segmentos, entre eles o de limpeza.
- luva cirúrgica
Essa é uma luva descartável, feita de borracha natural, de borracha sintética ou de misturas entre ambos. Este tipo de luva é de uso único, tem formato anatômico, com punhos que são capazes de assegurar ajuste ao braço. São utilizadas em processos cirúrgicos.
- luva para procedimentos não-cirúrgicos
Trata-se de item de proteção feito de borracha natural, de borracha sintética, de misturas de ambos ou de policloreto de vinila. Luva de uso único em procedimentos não cirúrgicos na área de assistência à saúde.
- luvas de alta tensão
Luvas de segurança feitas de composto natural de borracha, usadas para proteção pessoal contra choques elétricos e queimaduras graves. Muito utilizadas nas áreas de manutenção de indústrias e redes elétricas em geral.
- luvas de neoprene
Luvas de segurança feitas com borracha sintética, substituindo a borracha natural, muito usadas em indústrias automotivas, químicas, de limpeza e alimentícia. Suas principais características são a resistência a altas e baixas temperaturas, impermeabilidade e facilidade de secagem.
- luvas de PVC
luvas usadas na lavagem de peças em materiais corrosivos, manuseio de ácidos e óleos, na construção civil e na limpeza pesada. Tem boa resistência contra produtos químicos, abrasivos e cortes.
- luvas de látex ou luva de borracha para limpeza:
são luvas indicadas para evitar a penetração de líquidos. As luvas de látex são maleáveis, confortáveis e usadas, principalmente, nas áreas de higienização e limpeza rotineira.
- luvas nitrílicas
são luvas que têm uma versatilidade em razão da resistência a diversos produtos químicos e abrasivos. As luvas nitrílicas também são reutilizáveis e são indicadas para trabalhos na construção civil, indústria moveleira, química e alimentícia e na limpeza pesada.
- luvas de malha
este tipo de luva protege contra agentes abrasivos e que possam causar escoriações e cortes. Elas têm uma grande flexibilidade o que favorece o manuseio de peças e são indicadas para o uso em serviços gerais. São confortáveis e têm boa respirabilidade.
Entre tantos outros tipos, mais uma categoria se encaixa em nossa seleção. A luva com proteção contra cortes.
O que é a Luva com Proteção Contra Cortes?
Trata-se de uma ampla categoria de luvas que tem por objetivo proteger as mãos contra riscos mecânicos, entre elas, vejamos a seguir uma categoria ampla.
- Luva de malha de aço.
Habitualmente, indicada para o setor alimentício, também são usadas em outros setores:
- indústria têxtil;
- indústria de papéis;
- cozinhas industriais;
- indústria de processamento de carnes;
- construção civil.
Preciso lavar as mãos?
Antes de apresentar os tipos de luvas disponíveis no mercado e a utilidade de cada uma, é importante destacar que o uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos com água a sabão e que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso da luva, de acordo com a NR-32. Vamos reforçar que a higienização das mãos é considerada pelos órgãos oficiais de saúde, como uma das principais medidas individuais na redução do risco de transmissão doenças.
Como escolher a luva de limpeza certa?
Deve sempre existir uma avaliação, que considere a natureza dos riscos aos quais a pessoa será exposta; o tipo de atividade a ser executada; a resistência do material, assim como a sua permeabilidade e tempo de rompimento. No momento de realizar a compra, é fundamental observar informações do fabricante em relação à natureza dos componentes da luva e a ficha de segurança do produto.
A escolha da luva de limpeza para os profissionais deve focar na segurança sem que haja desperdício de recursos, devem ter, qualidade de vedação, oferecer boa proteção contra a maioria das substâncias cáusticas e detergentes, serem fortes e duráveis.
Resistência a produtos químicos de limpeza
Importante levar em conta especificamente quais produtos químicos de limpeza serão utilizados pelos profissionais de limpeza, sendo assim, a luva mais adequada pode ser bem escolhida, pois alguns tipos são mais ou menos resistentes a determinados químicos.
Resistência a abrasão
Vale a pena analisar também o volume de atrito esperado com o uso da luva. Imaginemos se o profissional vai ficar grande parte do seu tempo utilizando rodos de limpeza, isso requer uma resistência a abrasão diferente de quem vai apenas se proteger do uso frequente de esponjas macias.
Resistência ao rasgamento
Pode ser que o profissional não use ferramentas de limpeza, como mop água, por exemplo. Sendo assim haverá muito esforço em relação ao torcer panos, desse modo, uma luva que resista melhor ao rasgamento, será a melhor indicada.
Interior da Luva e parte externa da luva
Algumas luvas recebem um acabamento interno, que absorve parte do suor e atuando assim, pode oferecer um maior conforto. Já na parte da palma da mão pode haver uma superfície mais anti derrapante para maior aderência a objetos que estejam lisos ou escorregadios.
Verifique o tamanho da luva
Na ficha do profissional, deve haver a medida mais adequada ao mesmo, pois como se sabe, medidas erradas podem causar acidentes ou maior fadiga.
Conservação da luva de limpeza
Após o uso deve-se lavar o par de luvas interna e externamente como um produto neutro e deixar secando na sombra e longe do sol. Sendo assim mantida, a sua vida útil aumenta.
Qual motivo de avaliar a espessura da luva ?
Importante também analisar a espessura da luva, que é medida em milímetros. Maior espessura pode deixar as mãos mais protegidas, como uma luva de 0,6 mm. No entanto, com tal espessura, a luva será menos maleável. Dai então devemos analisar realmente qual a maior predominância das atividades de limpeza.
Por que usar luvas de cores diferentes?
Como nosso artigo tem um foco maior no segmento de limpeza profissional, devemos aproveitar e assegurar a importância do uso de luvas coloridas pelos profissionais da limpeza.
O motivo é conectado diretamente com a saúde dos usuários dos ambientes e dos profissionais, pois o uso de única cor, não entrega a proteção contra a contaminação cruzada.
Caso você não esteja familiarizado com o tema, explicamos brevemente. Ao usar sempre a mesma luva e mesma cor, na limpeza de todos ambientes, o profissional a utiliza desde a limpeza de um vaso sanitário, até em uma mesa de escritório. Sendo assim o risco de levar bactérias de um lugar ao outro é imensa.
Entretanto, ao padronizar o uso por cores em ambientes, esse risco fica bastante reduzido. Além disso, o treinamento das equipes, também contribui para o aumento da segurança quanto aos protocolos de limpeza.
Depois de adquirida a luva de segurança ou de limpeza, deve-se ficar atento ao seu prazo de validade, ao tempo de uso e às formas de armazenamento.
Luvas de limpeza pesada e luvas de segurança
Nós oferecemos soluções personalizadas em limpeza profissional e possuímos luvas de látex , luva de borracha para limpeza, de PVC e nitrílicas, consideradas muito resistentes e seguras contra agentes químicos e microrganismos.
As luvas de limpeza que priorizamos em nossa linha, consideradas como EPIs, são ainda confortáveis e possuem parte externa antiderrapante na palma e dedos, o que resulta em uma maior aderência em superfícies e utensílios.
São produtos de segurança que seguem as normas regulamentadoras e que vão gerar mais saúde, bem-estar e economia para sua equipe e sua empresa.
Sempre ao lado de seus clientes, a oferecemos ainda treinamentos para equipes de limpeza e na elaboração de relatórios e diagnósticos específicos para otimizar os serviços e os materiais de limpeza nos ambientes institucionais e corporativos.
Qual a maneira correta de lavar e armazenar as luvas?
Depois que o profissional da limpeza fizer o uso das luvas, deve-se realizar uma higienização com detergente neutro e realizar o enxágue. Precisamos ressaltar que as luvas de limpeza não podem ser deixadas diretamente ao sol, isso pode acabar danificando a borracha. E atenção, guarde as luvas apenas após estarem totalmente secas.
Como escolher a luva pelo tipo de material a que ela será exposta?
Na tabela a seguir, você encontra as categorias gerais das luvas indicadas, levando em conta o material ao qual o trabalhador será exposto.
Quando usar luvas e quando não usar ?
Antes de encerrar este artigo, vamos falar do uso da luva pelo público em geral, sem entrar em finalidades específicas, como os profissionais de limpeza e saúde.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention ( CDC dos Estados Unidos ), durante a pandemia do Coronavírus, para as pessoas em geral, o uso de luvas não é necessário na maioria das situações, no entanto, o instituto recomenda usar luvas descartáveis ao limpar ou cuidar de alguém que está doente.
Veja a seguir as orientações sanitárias para prevenção e cuidado:
- pratique ações preventivas cotidianas, como manter distância social;
- lave as mãos com água e sabonete de alta qualidade por 20 segundos (ou usar um álcool para as mãos com pelo menos 60% de álcool);
- use máscara quando tiver que ir em público;
- use luvas ao limpar e desinfetar a casa;
- use álcool gel antes de calçar as luvas e após o uso;
- sendo possível, lave as mãos depois de remover as luvas.
Conte sempre com a Higiclear!
Referências:
Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência
Centers for Disease Control and Prevention