O que é Depósito de Material de Limpeza?
O “depósito de material de limpeza” (DML) é uma sala destinada à guarda de aparelhos, utensílios e material de limpeza, devendo possuir um tanque para lavagem.
O DML é responsável por abrigar produtos e materiais como detergentes, desinfetantes, vassouras, panos, baldes e demais ferramentas de higiene e limpeza, exigindo padrões de organização para armazenamento correto, uma logística inteligente e fácil acesso e manuseio dos produtos e ferramentas ali armazenados.
É uma obrigação não apenas em áreas de assistência à saúde, como hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, mas também quando o assunto é limpeza e higienização profissional de qualidade em todos os ambientes comerciais, tal como condomínios, clubes, indústrias, cozinhas profissionais e escritórios
Caso queira, você também pode consumir desse conteúdo em formato de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.
Nesse artigo iremos lhe mostrar qual a sua importância e como montar um bom depósito de material de limpeza em seu estabelecimento. Acompanhe a leitura ou navegue pelos tópicos:
Qual função do DML?
A função primária do depósito de material de limpeza é servir aos serviços de higiene como uma central avançada de abastecimento. Para tal, é fundamental que antes de qualquer outra ação, determinemos o tamanho e a organização dos itens que nele serão armazenados. Sendo assim, há que se estudar o volume de produtos necessário para a distribuição, na frequência que se fizer necessária.
Por exemplo, para empresas que fazem a distribuição diariamente, a quantidade prevista de material necessária por dia deve ser levantada, bem como o período de reabastecimento do DML. Desta forma, obtemos o volume mínimo necessário de produtos e podemos apostar no volume máximo. Com essa informação em mãos, é possível determinar se o tamanho da área destinada é suficiente ou se mudanças no processo são necessárias.
Gostaria de baixar esse conteúdo em forma de PDF para ler quando quiser? Responda nosso formulário logo abaixo e o receba em seu email gratuitamente.
Qual a importância do Depósito de Material de Limpeza (DML)?
O DML é uma sala destinada ao armazenamento correto dos produtos e ferramentas de limpeza. Sua importância é fundamental na organização dos materiais, evitando o desperdício com vencimento de produtos, recompras desnecessárias e promovendo seu fácil acesso. Além disso, o DML é de extrema importância na prevenção de acidentes e manutenção da saúde em ambientes corporativos.
Quando bem organizado e otimizado, um bom Depósito de Material de Limpeza (DML) proporciona benefícios como:
- redução de riscos;
- otimização de espaço;
- maior segurança;
- menos desperdícios.
Depósito de Material de Limpeza (DML) são obrigatórios em hospitais e farmácias?
A ANVISA estabeleceu, em 2009, o manual de Boas Práticas Farmacêuticas e, dentro dela, há a obrigatoriedade do DML para todas as farmácias e drogarias.
A regulamentação de número 44/09 cita que “os materiais de limpeza e germicidas em estoque devem estar regularizados junto à ANVISA e serem armazenados em área ou local especificamente designado e identificado.”
Nos hospitais e clínicas, há o Regulamento Técnico da Anvisa para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, que trata da obrigatoriedade do DML.
Além disso, dentro dos hospitais, existem áreas que necessitam de DMLs específicas, como os centros cirúrgicos.
Você pode ler mais sobre a limpeza de ambientes hospitalares em nosso artigo sobre limpeza terminal e limpeza concorrente.
Como organizar um Depósito de Material de Limpeza (DML) inteligente, prático e seguro?
Independentemente do tamanho da sala destinada ao depósito de material de limpeza (DML), alguns métodos de organização podem ser facilmente implantados para otimizar o procedimento e facilitar o acesso aos materiais e ferramentas ali encontrados. Veja alguns:
-
Método PEPS: “Primeiro que entra, primeiro que sai”:
Para evitar vencimentos de produtos, a metodologia PEPS considera a ordem de recebimento dos produtos: itens que chegam primeiro ao estoque são utilizados primeiro.
Uma dica importante é utilizar etiquetas de identificação e validade de produtos, com suas informações de data de entradas. Você pode conferir algumas etiquetas profissionais de produtos de limpeza em nosso site.
Assim, o que é mais antigo é organizado à frente e o mais recente é armazenado mais atrás.
-
Método PVPS: “Primeiro que vence, primeiro que sai”:
Aqui, a data de validade do produto determina seu armazenamento: assim, produtos com data de validade mais distante ficam acomodados mais ao fundo da estante, enquanto produtos com prazos mais próximos ao vencimento ficam dispostos logo na frente para serem utilizados primeiro.
Nesta metodologia, a organização independente da data de entrada dos materiais.
Quais ferramentas existem para controle de organização?
Ao usar a forma PVPS, é possível organizar o estoque por meio de planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que sinalizam qual material deve ser usado.
Como armazenar de acordo com peso e tipo de reagente?
Outro fator importante a ser considerado no momento do armazenamento nos DMLs é o peso dos produtos: os mais pesados devem ser alocados na parte mais baixa para evitar acidentes, quedas e outros danos e facilitar o manuseio.
Ainda na questão da armazenagem, é preciso ficar atento aos compostos que não devem ser deixados próximos, pois caso haja algum derramamento, os agentes químicos podem se misturar e formar uma mistura tóxica para as pessoas. Já alertamos sobre os perigos das famosas “misturinhas” de produtos de limpeza em nosso blog.
A relação de FISPQs em depósitos de materiais de limpeza (DML):
A aquisição, o armazenamento e o uso dos produtos de limpeza requerem cuidado e responsabilidade. Para isso, é fundamental certificar-se de que o fornecedor seja registrado nos órgãos responsáveis.
Assim, é possível ter a garantia de que os agentes químicos são controlados por meio das Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).
Vale lembrar que todo o Depósito de Material de Limpeza (DML) deve dispor das FISPQs dos produtos que armazena e que as fichas devem estar sempre visíveis, para fácil consulta dos funcionários, clientes e órgãos de fiscalização.
É preciso ter tanques de lavagem em DML?
Uma das exigências na regulamentação dos depósitos de produtos de limpeza é a presença de um tanque de lavagem pois, além de ser útil para limpeza de baldes e panos usados na rotina, o dispositivo também pode receber a instalação de diluidores automáticos para produtos químicos.
Aproveite e confira opções de diluidores de produtos de limpeza em nosso site.
Procedimento Operacional Padronizado (POP) em depósito de material de limpeza (DML)
Por fim, é essencial que o DML tenha um documento com as diretrizes operacionais. O “procedimento operacional padronizado” (POP) deve conter:
- Nome do procedimento
- Local da aplicação
- Responsável pela tarefa
- Responsável pela elaboração do POP
- Materiais envolvidos nos procedimentos
- Descrição do passo a passo dos procedimentos
Planta modelo de um depósito de material de limpeza:
Higiclear: orientação e produtos de limpeza profissional para o seu DML:
Para garantir segurança, agilidade e praticidade no depósito de material de limpeza de estabelecimentos comerciais, industriais e de saúde, a Higiclear oferece, além dos produtos de limpeza profissional, treinamento de equipes, checklist e assistência na organização e manutenção desses espaços.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre depósito de material de limpeza (DML) presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.
Até a próxima semana!
Referências:
Revista Eletrônica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiânia