Todas as empresas manifestam preocupação quando se fala de absenteísmo. Mesmo que, algumas vezes, alguns gestores não saibam o que significa o termo. Um resultado ruim nessa métrica pode ser responsável pelo mal desempenho dos colaboradores bem como nos resultados das empresas, já que as faltas no trabalho levam o seu negócio a produzir menos e, por consequência, até faturar menos.
Desta forma, é necessário o uso de mecanismos para diminuir e eliminar o absenteísmo no ambiente profissional. Para facilitar as providências que você deve tomar, vamos listar e compartilhar 6 ações que podem ajudar na redução do seu índice. Fique conosco para ver!
O absenteísmo
Antes de abordarmos os motivos para auxiliar no seu controle e redução, é necessário que você entenda o que é o absenteísmo.
Este termo faz referência às ausências que ocorrem no ambiente de trabalho sem nenhum tipo de programação, ou seja, faltas e atrasos que podem ocorrer de forma voluntária ou involuntária, com ou sem justificativa documentada.
Absenteísmo – 6 ações para auxiliar no controle
Agora que você compreendeu o significado de absenteísmo, vamos mostrar a você como controlá-lo. A seguir listamos 6 ações que podem auxiliar em seu controle. Confira:
1. Ambiente limpo e saudável
Um ambiente limpo é fundamental para que qualquer pessoa consiga realizar suas atividades, seja no âmbito profissional ou mesmo pessoal.
Considerando o ambiente de trabalho, chegar à empresa e se deparar com um local imundo é algo desanimador. Por mais que você tente realizar suas atividades, sempre haverá um incômodo e os colaboradores estão mais propensos a terem doenças, uma das principais causas de absenteísmo.
Uma boa maneira de garantir a higiene no trabalho é utilizar corretamente, bons materiais de limpeza como, por exemplo, papéis sanitários, desinfetantes, álcool gel, desengraxantes, panos de limpeza, etc.
Acessórios, como pulverizadores, mops e cestos multiuso vão garantir o controle no uso dos produtos e o controle da higiene do local.
2. Autoritarismo
É muito desagradável você ter que lidar com o despreparo de gestores na realização de atividades e projetos profissionais. Muitos colaboradores simplesmente abrem mão do trabalho diante deste cenário.
É importante que a empresa identifique as características de todos os seus funcionários, e procure auxiliar em suas qualificações e evolução comportamental.
Um gestor que sabe identificar e gerenciar as dores de sua equipe terá maiores possibilidades de contar com a presença do seu time no ambiente de trabalho.
3. Avaliações de desempenho
O feedback é mais um fator que ocasiona a ausência dos colaboradores no trabalho. É altamente recomendado que seja dado retorno quanto ao desempenho dos profissionais.
Você precisa criar um mecanismo que proporcione a avaliação constante do desempenho de todos os colaboradores ao mesmo tempo em que seja útil para um feedback que auxilie o crescimento.
Entregar aos seus funcionários o feedback da forma errada pode, inclusive, aumentar o absenteísmo na sua empresa.
4. Clareza e transparência
Não há nada pior para um colaborador do que saber das regras, metas e objetivos individuais e coletivos da empresa apenas no momento da cobrança. Não informar seu funcionário com clareza irá dificultar o atingimento das suas metas e atrapalhar sua empresa a crescer.
Para conter este problema você deve providenciar o máximo de informações sobre a empresa, as atividades que serão realizadas e, principalmente, as metas dos colaboradores, dos departamentos e da própria empresa.
Quanto mais claro e rápido o funcionário souber o que precisa ser feito, mais fácil é para ele se planejar para entregar o que você espera e, dessa forma, atingir os resultados propostos.
5. Clima organizacional
Para garantir um bom clima organizacional, o seu RH precisa atuar em parceria com gestores e equipes.
Identifique as necessidades de todos os envolvidos no ambiente profissional, coloque em prática ações efetivas e melhore o seu clima organizacional e a satisfação no trabalho.
6. Valor do trabalho executado
A valorização do trabalho de cada colaborador é fundamental para eliminar a possibilidade de absenteísmo. Quando um funcionário percebe que a empresa enxerga o seu trabalho e dá o devido valor, é mais fácil se manter estimulado em desempenhar um bom trabalho.
Como você pode perceber, o absenteísmo provoca uma perda de rendimento que pode prejudicar não somente sua empresa, mas também a saúde física e mental dos seus funcionários.
Toda ação tomada para o seu controle é fundamental, e listamos acima algumas ações que podem ajudar a sua empresa a diminuir as faltas no trabalho. Como você tem lidado com esse assunto?