A Clostridium difficile é uma bactéria anaeróbica gram-positiva formadora de esporos que produzem toxinas. As toxinas são responsáveis por causar infecções e danos ao intestino e estão associadas ao uso de antibióticos, sendo responsável por 15 a 25% de todos os episódios de Diarréia Associada a Antibióticos (DAA) em hospitais.
Preparamos este Podcast sobre Clostridium Difficile com o objetivo de esclarecer tudo sobre os seus riscos à saúde, além de mostrar as melhores formas de evitar surtos e eliminá-la com eficácia dos hospitais. Vem com a gente e ouça até o final!
Clique abaixo para ouvir.
O álcool em gel e o álcool em espuma são de fácil acesso aos profissionais da saúde e aos pacientes, com isso eles podem manter uma rotina de higiene e prevenção. Devemos destacar que os produtos para higiene das mãos devem ter efeito biocida, capaz de agir contra um amplo espectro de bactérias, que podem ser gram-positivas, gram-negativas, como a Clostridium difficile, além de vírus.
É muito importante que os ambientes, em geral, façam uso de produtos profissionais, registrados na Anvisa e que sejam comercializados por lojas de material de limpeza e distribuidoras responsáveis.
Gostou do nosso podcast sobre Clostridium difficile?
Venha conhecer o conteúdo sobre Clostridium Difficile em forma de artigo.